Madeira e Porto Santo

São as duas maiores ilhas do arquipélago, uma é conhecida como o “Jardim do Atlântico” e a outra como a “Ilha Dourada”. A Madeira e Porto Santo têm sido destinos de eleição, tanto por portugueses como por estrangeiros que reconhecem nas ilhas os atributos únicos para dias idílicos, passados entre a beleza das maravilhas naturais e o charme encantador de cidades e vilas.
Descobertas entre 1418 e 1419 por João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, desde cedo que às ilhas aportaram gentes de todas as partes do mundo. Se uns vieram para trabalhar nas plantações e para realizar transações comerciais, muitos foram os que vieram pela fama de serenidade e pelo clima de temperaturas amenas, tanto no Inverno como no Verão, muito ao gosto dos povos da Europa Central e do Norte. Por aqui passaram ilustres famosos, como a imperatriz Elisabeth da Áustria (Sissi), o Capitão Scott, George Bernard Shaw, Winston Churchill e a princesa Stephanie do Mónaco, entre muitos outros. Cristóvão Colombo viveu em Porto Santo e foi aqui que calculou rotas marítimas e planeou a viagem rumo à Índia por via atlântica. No centro de Vila Baleira permanece a sua casa, hoje convertida em museu.
De origem vulcânica, a Madeira e Porto Santo são ilhas muito diferentes: na primeira, floresceram jardins coloridos de vegetação única no mundo, há vales eternamente verdejantes e frutíferas plantações; na segunda, predomina um sentido de evasão presente nas mágicas areias douradas, na paisagem de vegetação rasteira e mais seca, no sussurro do mar. Juntas, estas ilhas combinam entre si num exotismo que cativa e faz regressar.
Para quem aprecia o ar livre, as ilhas não desiludem na diversidade a explorar. Na Madeira, os jardins, a floresta laurissilva, as levadas. Em Porto Santo, os passeios a pé, de bicicleta ou cavalo, o golfe ou o ténis. E no mar, a vela, a pesca, a observação de golfinhos e baleias, o mergulho e tantas outras atividades.
Seja qual for o seu estilo e a sua disposição, se procura aventura e adrenalina, se quer descansar e busca serenidade, se está apaixonado e quer viver o seu romance em pleno, a Madeira e Porto Santo são destinos que cumprem todas as promessas de felicidade.

A registar
Graças ao cuidado que a população e as instituições dedicam aos seus jardins, onde se pode apreciar a beleza de flores, plantas e árvores, algumas raras e únicas no planeta, o Funchal foi distinguido a nível internacional como ‘Cidade Florida Europeia 2000’, um prémio muito disputado pelas cidades da Europa. A Festa da Flor, que normalmente acontece em Maio, é bem um exemplo disto.

No entanto, poderemos dizer que a Madeira está sempre em festa, já que não podemos deixar de lembrar as magnificas comemorações da Passagem de Ano, as tradicionais festas de rua no Natal, o Carnaval, os Santos Populares, o festival do Vinho, Festival Colombo em Porto Santo, entre muitos outros eventos populares, desportivos e culturais que preenchem todos os meses do ano.

A visitar
A lista é tão extensa que dependerá do número de dias ou semanas que tenha disponível para a sua estadia. No entanto, vamos dar algumas dicas como por exemplo, fazer uma Levada, um tour de jeep pela floresta laurisilva, passear pela cidade do Funchal, passar pelo Mercado dos Lavradores, pela marina, visitar a Sé, provar o vinho da Madeira na Blundy, ir até ao Machico, Porto Moniz, Cabo Girão, Pico do Areeiro, provar a espetada, a poncha, o bolo de mel, dar um mergulho nas águas transparentes das muitas enseadas ou de um barco, enfim um mundo dentro de uma pequena ilha.

Não podemos esquecer Porto Santo com verdadeiras maravilhas de interesse geológico e uma praia fantástica. Relativamente à sua geologia, na ponta nordeste do Ilhéu de Cima, é de visitar o Cabeço das Laranjas e ver a espetacular concentração de fósseis de algas vermelhas, chamadas de “laranjas” devido ao seu aspeto e cor. E a oeste, visite a “Pedra do Sol”, antigos tubos de lava em forma raiada.

A praia é conhecida pela sua extensão, qualidade da água e propriedades terapêuticas da sua areia. Porto Santo tem uma óptimas ofertas de alojamento, tornando-se um destino muito procurado no Verão por quem quer umas férias tranquilas, de praia e relaxamento.